sexta-feira, 15 de abril de 2016

POEMA PARA MINHA MÃE

Como estamos fazendo uma interdisciplinaridade com Português, e estamos na semana das Mães, será pedido aos alunos que escrevam um poema às suas mães e o titulem.
Vou deixar registrado o meu, que fiz em 2013, num momento de grande emoção para mim, pois senti naquele dia que teríamos pouco tempo...
Tivemos, depois disso, mais um ano e oito meses... Tempo insuficiente para ter coragem de um abraço mais apertado, de se jogar de paraquedas, como diz a psicóloga... Apenas um grito de dor e de saudade, de palavras não ditas, sentimentos sufocados.

Neste dia específico, ao me despedir para voltar para Americana, olhei-a pelo retrovisor, e veio aquele soluço, depois lágrimas sem fim pelo resto do dia, e aquela sensação de perda... O poema foi uma premência naquele momento.

                                                 "QUANTO TEMPO NOS RESTA?"

Um Abraço,
um soluço
um transbordamento de emoções.
Lembranças de coisas vividas e não vividas
A irredutibilidade do tempo que transforma,
Que renova
Que leva embora.
Um Abraço de até logo ou de Adeus
Até nunca mais, quem sabe...
Os jardins que não serão mais os mesmos
O cachorro que corre atrás do carro, como para lembrar
Ser ele também parte da família...
Um Adeus...
Uma dor
Um amor que vai partir, a qualquer hora, quem sabe!
Uma saudade...





quarta-feira, 16 de março de 2016

DE QUE FALA A ARTE?

Toda forma de Arte é uma maneira do artista se expressar com o mundo. São diversas as linguagens que o artista pode usar para transmitir suaS ideias: Através da música, do teatro, da dança, da pintura, da escultura, da fotografia, do cinema, e até mesmo a arquitetura é hoje considerada uma linguagem da arte.

Em cada uma delas o artista tem infinitas maneiras de dar seu recado. Ele pode:
*Contar uma história
* Fazer uma reinterpretação da História
* Passar uma ideia
* Passar um conceito
* Protestar
* Quebrar Tabus
* Apontar Problemas
* Idealizar Soluções
* Exprimir Sentimentos
* Retratar Sonhos ou Alucinações
* Registrar o Inconsciente
* Diluir Formas
* Modificar Formas
* Criar Novas Formas
* Denunciar
* Escrachar
* Satirizar
* Falar de Amor, de ódio, da Vida Cotidiana, da Mitologia,
 * Ou simplesmente  proporcionar uma experiência estética.

E para que sua linguagem seja melhor assimilada e seu trabalho atinja seus objetivos é sempre bom utilizar alguns critérios em sua construção! Como:
1. Relação Forma/Conteúdo
2. Percepção Estética
3. Imaginação Criadora
4. Construção de Conceitos
5. Relação com a cultura do meio do Artista ( ou Aluno), ou outras culturas
6. Poética
7. Novidade ou outras formas de falar a mesma coisa
8. Fuga do Óbvio
9. Linguagem Simbólica
10. Domínio da Matéria ( Ou seja, técnica. Seja para uso das palavras, ou das tintas, ou de uma pedra para o escultor, ou das notas musicais para o músico).



terça-feira, 14 de julho de 2015

VISITANDO MUSEUS, PARQUES NACIONAIS E EXPOSIÇÕES

Excelente recurso didático que vai auxiliar muito aos professores de História e Artes e provocar nos alunos o interesse pelo nosso Patrimônio Cultural.
Trata-se do site Era Virtual, patrocinado pela Fundação Vale, que trás em 360º visitas a museus brasileiros, exposições temporárias e parques nacionais. É um trabalho que vem sendo construído desde 2008, por uma equipe multidisciplinar e visa a promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Além de oportunizar as visitas virtuais, tem também um aplicativo para baixar em celulares e tablets, para facilitar e orientar às visitas presenciais.

Vamos, iniciar nosso "tour" por uma visita a uma exposição de Arte Africana, que foi uma exposição itinerante ocorrida durante o ano de 2013.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

AS ARTES E A DITADURA NO BRASIL

Temos batido na tecla de que é preciso "CONTEXTUALIZAR" o momento da produção das obras de arte, em todas as suas linguagens, para que possamos ter uma leitura mais apropriada delas.

Outro dia, entre outros textos com a temática "TEMPO", lemos a letra da música de Gilberto Gil "TEMPO REI". Os alunos tiveram dificuldade em entender seu sentido e interpretá-la. Alguns tiveram dificuldade até em encontrar um ritmo de leitura, onde fosse possível encontrar sua poética, pois é um texto aparentemente fragmentado. Mas se encontrarmos o ritmo de sua leitura e entendermos sua proposta, faz todo sentido:

Não me iludo
Tudo permanecerá
Do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando
Todos os sentidos...

Pães de Açúcar
Corcovados
Fustigados pela chuva
E pelo eterno vento...

Água mole
Pedra dura
Tanto bate
Que não restará
Nem pensamento...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!...

Pensamento!
Mesmo o fundamento
Singular do ser humano
De um momento, para o outro
Poderá não mais fundar
Nem gregos, nem baianos...

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas
De repente ficam sujas...

Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo
Pode estar por um segundo...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo

Socorrei!...(2x)

Mas, se ainda tivermos dúvidas, se fizermos uma análise da situação política/cultural e social da época em que ela foi escrita, provavelmente fará mais sentido.
Tem um post excelente na EBC BRASIL que poderá nos mostrar muitos caminhos para essa interpretação.

Vamos ouvir a música. Escolhi esta publicação, pois o som é bem superior às gravadas anteriormente. Ela faz parte do CD "GILBERTO GIL UNPLUGGED ( OU ACÚSTICO).
E agora? Tudo não está fazendo sentido?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...