quarta-feira, 16 de março de 2016

DE QUE FALA A ARTE?

Toda forma de Arte é uma maneira do artista se expressar com o mundo. São diversas as linguagens que o artista pode usar para transmitir suaS ideias: Através da música, do teatro, da dança, da pintura, da escultura, da fotografia, do cinema, e até mesmo a arquitetura é hoje considerada uma linguagem da arte.

Em cada uma delas o artista tem infinitas maneiras de dar seu recado. Ele pode:
*Contar uma história
* Fazer uma reinterpretação da História
* Passar uma ideia
* Passar um conceito
* Protestar
* Quebrar Tabus
* Apontar Problemas
* Idealizar Soluções
* Exprimir Sentimentos
* Retratar Sonhos ou Alucinações
* Registrar o Inconsciente
* Diluir Formas
* Modificar Formas
* Criar Novas Formas
* Denunciar
* Escrachar
* Satirizar
* Falar de Amor, de ódio, da Vida Cotidiana, da Mitologia,
 * Ou simplesmente  proporcionar uma experiência estética.

E para que sua linguagem seja melhor assimilada e seu trabalho atinja seus objetivos é sempre bom utilizar alguns critérios em sua construção! Como:
1. Relação Forma/Conteúdo
2. Percepção Estética
3. Imaginação Criadora
4. Construção de Conceitos
5. Relação com a cultura do meio do Artista ( ou Aluno), ou outras culturas
6. Poética
7. Novidade ou outras formas de falar a mesma coisa
8. Fuga do Óbvio
9. Linguagem Simbólica
10. Domínio da Matéria ( Ou seja, técnica. Seja para uso das palavras, ou das tintas, ou de uma pedra para o escultor, ou das notas musicais para o músico).



terça-feira, 14 de julho de 2015

VISITANDO MUSEUS, PARQUES NACIONAIS E EXPOSIÇÕES

Excelente recurso didático que vai auxiliar muito aos professores de História e Artes e provocar nos alunos o interesse pelo nosso Patrimônio Cultural.
Trata-se do site Era Virtual, patrocinado pela Fundação Vale, que trás em 360º visitas a museus brasileiros, exposições temporárias e parques nacionais. É um trabalho que vem sendo construído desde 2008, por uma equipe multidisciplinar e visa a promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Além de oportunizar as visitas virtuais, tem também um aplicativo para baixar em celulares e tablets, para facilitar e orientar às visitas presenciais.

Vamos, iniciar nosso "tour" por uma visita a uma exposição de Arte Africana, que foi uma exposição itinerante ocorrida durante o ano de 2013.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

AS ARTES E A DITADURA NO BRASIL

Temos batido na tecla de que é preciso "CONTEXTUALIZAR" o momento da produção das obras de arte, em todas as suas linguagens, para que possamos ter uma leitura mais apropriada delas.

Outro dia, entre outros textos com a temática "TEMPO", lemos a letra da música de Gilberto Gil "TEMPO REI". Os alunos tiveram dificuldade em entender seu sentido e interpretá-la. Alguns tiveram dificuldade até em encontrar um ritmo de leitura, onde fosse possível encontrar sua poética, pois é um texto aparentemente fragmentado. Mas se encontrarmos o ritmo de sua leitura e entendermos sua proposta, faz todo sentido:

Não me iludo
Tudo permanecerá
Do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando
Todos os sentidos...

Pães de Açúcar
Corcovados
Fustigados pela chuva
E pelo eterno vento...

Água mole
Pedra dura
Tanto bate
Que não restará
Nem pensamento...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!...

Pensamento!
Mesmo o fundamento
Singular do ser humano
De um momento, para o outro
Poderá não mais fundar
Nem gregos, nem baianos...

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas
De repente ficam sujas...

Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo
Pode estar por um segundo...

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo

Socorrei!...(2x)

Mas, se ainda tivermos dúvidas, se fizermos uma análise da situação política/cultural e social da época em que ela foi escrita, provavelmente fará mais sentido.
Tem um post excelente na EBC BRASIL que poderá nos mostrar muitos caminhos para essa interpretação.

Vamos ouvir a música. Escolhi esta publicação, pois o som é bem superior às gravadas anteriormente. Ela faz parte do CD "GILBERTO GIL UNPLUGGED ( OU ACÚSTICO).
E agora? Tudo não está fazendo sentido?

quarta-feira, 6 de maio de 2015

LITERATURA DE CORDEL, UMA FORMA DE ARTE!

Estamos trabalhando com os segundos anos a linguagem do teatro, cujo tema é "Eu tenho o Direito". Como até agora apenas uma equipe conseguiu concluir o trabalho e estamos percebendo que as outras estão com uma linguagem pouco inventiva sobre o assunto, e, uma das coisas que pautamos nesta disciplina é exatamente a criatividade, estamos postando aqui um vídeo muito interessante, onde o artista Maviael Mello, poeta e repentista, nos mostra como esse tema pode ser bem mais rico e pode FUGIR DO ÓBVIO, que é algo que temos batido muito nesta tecla.


Sobre qual direito Maviael nos fala neste vídeo? É possível construirmos um texto teatral que, assim como Maviael, nos mostra que temos um direito que não está sendo atendido?
Lembram quando postamos que, todas as linguagens da arte podem:
Contar uma história,
Fazer uma reinterpretação dela
Passar uma ideia ou um conceito
Protestar
Quebrar tabus
Apontar problemas
Idealizar soluções
Exprimir sentimentos
Retratar sonhos e alucinações
Registrar o inconsciente
Diluir formas
Modificar formas
Denunciar
Escrachar
Satirizar
Falar de amor, ódio, da vida Cotidiana, da Mitologia
Ou simplesmente proporcionar uma experiência estética, sem nenhuma outra pretensão.

Maviael usou a Literatura de cordel, o humor, a sátira, para denunciar, para escrachar, exprimir sentimentos, protestar, apontar problemas e nos dizer que nosso direito A UM BOM POLÍTICO não está sendo atendido.

Não é uma riqueza só?

Abaixo a forma visual da Literatura de Cordel. Este trabalho é do Aluno Eliabe Pereira de Souza do 3º Médio C.
Embora seja uma temática anteriormente trabalhada e não esta do "Eu tenho Direito", o aluno optou por fazê-la em quadrinhos.
Este trabalho tanto pode ser inserido como Histórias em Quadrinhos, como também pode ser inserido como a forma visual da Literatura de Cordel, que, na maioria das vezes vem acompanhada do poema ou da poesia, que depois é recitada em ritmo apropriado pelo repentista ou poeta.
Quando visitamos o Nordeste Brasileiro encontramos lá muitos souvenires com estas temáticas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...