segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJETO DE INSTALAÇÃO EM SALA DE AULA


Para facilitar o entendimento da atividade disponibilizamos aqui um projeto de instalação com elementos muito simples e a valorização da Ideia.
O Tema era o Meio Ambiente. A Aluna criou uma poética para a obra antes de apresentá-la.

Nome da Obra: Harmonia e Caos

Poética da Obra:
"Na natureza reside a harmonia
O homem quer a harmonia, mas vilipendia a natureza
Maltrata os animais, maltrata a si mesmo
Em nome de sua estabilidade desestabiliza o sistema.
A Harmonia e o vazio
...O vazio do caos.
A inexistência de sentido
O Fim da Matéria.
A canção diz:
“Como ficam todos os sonhos que você disse que eram meus e seus”?
E você, nem eu sabemos responder
Fomos todos longe demais!
O tempo urge
Quem acionará os comandos?"

A Obra


UMA PORTA QUE SE ABRE



Ao abrir a porta existe um comando que deverá ser acionado e inicia-se um vídeo.
O vídeo utilizado para complementar a Obra:


Comentários sobre a atividade:


A obra é uma crítica ao nosso momento atual. Em todos os movimentos artísticos estudados vimos que o artista é influenciado pelo seu meio e pelo momento político, social e cultural em que ele se encontra. O que me afeta hoje? O que eu quero falar? O que eu quero gritar?
Contudo, foi usado uma mistura de linguagens que remetem ao conceitual e ao pop art, como os quadrinhos, que numa exposição poderiam se transformar em telas de LCD, ou pintura mesmo. Uma parte deles com imagens harmônicas da Natureza, a outra parte mostrando a sua destruição. A colagem da porta que se abre para mostrar que o tempo está passando. E também com a colagem do relógio, do botão de comando e o vídeo, que numa exposição deveria iniciar quando a porta fosse aberta. O vídeo faz parte integrante da obra.
Deixar a porta entreaberta para aguçar a curiosidade do interlocutor e, no momento em que ele abrir a porta apagam-se todas as luzes e inicia-se automaticamente o vídeo. Este vídeo foi escolhido, não só pelo seu conteúdo, mas pela emoção que ele transmite e pela interpretação de Michael Jackson que consegue transformar o medonho e hediondo em uma mensagem de alerta, em um grito de dor pelo planeta, pelos animais, pelo Humano.
Experiência muito interessante que nos obriga a pensar e a criar, a refletir sobre nossas vidas e os caminhos que estamos percorrendo e os destinos a que estamos nos submetendo.



2 comentários:

  1. Sua forma de provocar esses alunos enriquece o repertório de cada um. Parabéns minha amiga Professora (artista e humana).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amigo querido. Saudades!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...