terça-feira, 23 de abril de 2019

Upcycling para Construir Poéticas e Saberes

A Escola Geraldo de Oliveira em Nova Odessa/SP deu-me grande alegria no ano de 2018.
Todas as propostas foram discutidas e "abraçadas" pelos alunos, que se desdobraram nas diferentes temáticas e compreenderam a importância de transformar o que iria ser descartado, em material de estudo, reflexão e arte.
Fomos surpreendidos neste ano, com número gigantesco de livros didáticos que iriam ser descartados, para dar lugar a novos materiais que chegavam à Escola. Diante desse cenário professor e alunos coletaram todas as imagens de arte que os livros continham. Foi um longo trabalho de seleção e catalogação das imagens, o que permitiu aos alunos reverem algumas que já conheciam e conhecer outras tantas.
Depois disso, passamos para a parte criativa, onde as imagens iriam contar outras histórias, e criar outras narrativas, e desenvolver realmente o conceito de Upcycling, que se trata de uma reutilização criativa do que seria descartado. 
O que resultou em uma bela exposição, aproveitando não apenas as imagens, mas criando relevos utilizando-se de outros papéis de descarte. A partir desse momento, confesso, que minha própria prática docente começou a seguir outro caminho: A do olhar para todos os resíduos que podem ser transformados em arte e, assim contribuir para desenvolver habilidades de design, de estética, de conscientização ambiental e social, e outras tantas que vão aparecendo no decorrer desses procedimentos. Este é o início de um projeto que se aprimora a cada ano, com outros materiais, outras temáticas e que me levará no ano de 2021 a fazer um Mestrado na área de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, na Universidade Federal de São João del Rei - MG
Na sequência, alguns trabalhos resultantes dessa iniciativa, onde dialogou-se com outras disciplinaridades, para se criar as narrativas. Tratou-se aqui das condições femininas em seus diferentes contextos, das tecnologias e suas evoluções, das guerras, dos problemas brasileiros, entre outros... Temas escolhidos livremente pelas equipes que os desenvolveram.




A próxima sequência de trabalhos já não pertencem ao Projeto de Upcycling, mas colocamos aqui porque foram realizados no mesmo ano e na mesma escola mencionada. Podemos dizer que foi um ano por demais produtivo.

No semestre seguinte continuamos com a temática do meio ambiente e sua preservação, porém estudando os Fractais que são figuras da geometria não clássica, muito encontrada na natureza, isto é, um objeto em que suas partes separadas repetem os traços (a aparência) do todo completo(padrão repetitivo) Wikepedia.

Como em todas as nossas exposições, fizemos uma abertura: 










Foram desenvolvidos, também trabalhos focados na temática do Patrimônio Cultural Imaterial. A este eixo denominamos: "Mãos que fazem, corpos que dançam"











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...