segunda-feira, 27 de abril de 2015

CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS EM ARTES

Embora eu já tenha passado e comentado estes critérios em classe, vou deixá-los registrados aqui, pois podem ser úteis para todos os trabalhos que faremos daqui para a frente. Não apenas para a construção do trabalho, mas serão os mesmos critérios utilizados para atribuição de notas. Mas, se olharem atentamente para cada item, chegarão à conclusão que estes critérios podem ser aplicados em muitos outros trabalhos, como criação de textos, propaganda, vídeos.

1. Relação Forma/Conteúdo
2. Percepção Estética
3. Imaginação Criadora
4. Construção de Conceitos
5. Relação com a cultura do meio do Artista ( ou Aluno), ou outras culturas
6. Poética
7. Novidade ou outras formas de falar a mesma coisa
8. Fuga do Óbvio
9. Linguagem Simbólica
10. Domínio da Matéria ( Ou seja, técnica. Seja para uso das palavras, ou das tintas, ou de uma pedra para o escultor, ou das notas musicais para o músico).

Em seguida um vídeo inspirador para os terceiros anos que estão com esse desafio, onde, se analisarem com cuidado perceberão que atende a todos estes quesitos, principalmente a poética, a linguagem simbólica, a relação com a cultura ocidental. Pode ser que para os orientais não tenha o mesmo sentido, embora estejamos vivendo num mundo globalizado.


sexta-feira, 24 de abril de 2015

POÉTICA E INSPIRAÇÃO EM FOTOGRAFIA

Foi pedido ao pessoal dos primeiros anos do médio que fotografassem em seu Bairro ( Praia Azul/Americana) tudo que achassem significativo. Mas, que procurassem fotografar não apenas o que os olhos veem, mas lançar um olhar à poética de cada local, de cada fragmento, de cada objeto.
Para inspirá-los na tarefa apresento-lhes o trabalho da família Zuppani ( pai e 2 filhos) que têm encantado àqueles que têm a oportunidade de conhecer os trabalhos. O pai é arquiteto, paisagista e fotógrafo profissional e passou aos filhos o gosto pela arte da fotografia. Já viajaram o Brasil todo fotografando todo o nosso biossistema, nosso povo, nosso patrimônio cultural material e imaterial, de forma inusitada e poética. Tive a felicidade de conhecer a família e ter aulas de paisagismo com o pai e de ir a uma exposição deles em Santos.


Lembram do que lhes falei, que muitas vezes o título da obra, ou alguma coisa escrita pode complementar a poética ou o conceito daquilo que se deseja expressar?
 Este trabalho é do .

Outra foto do  mostrando o reflexo da torre da Igreja nos Azulejos. Infelizmente na ocasião não registrei o local da foto. Vamos aguardar, quem sabe eles aparecem por aqui para nos dar uma "palinha".

Outra foto do Zé à qual intitulou "Como um Rastro de Tinta Azul". Observem que trata-se de reflexos nos vidros de alguns carros. Lembram do que foi falado sobre a "Novidade ou outras formas de se falar a mesma coisa"?

Esta foto é do pai DU e se chama "ANOITECER EM MAUÉS (AM)"

"Momento Gastronômico Mata Atlântica" - também do Du Zuppani.


Este é Palê Zuppani e, apenas agora, colhendo material para este post é que eu soube da "passagem" de Palê, que se encontrava com Leucemia desde 2010. Meu coração se enche de tristeza e envio todo meu carinho à família.
Nada mais a dizer.




segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJETO DE INSTALAÇÃO EM SALA DE AULA


Para facilitar o entendimento da atividade disponibilizamos aqui um projeto de instalação com elementos muito simples e a valorização da Ideia.
O Tema era o Meio Ambiente. A Aluna criou uma poética para a obra antes de apresentá-la.

Nome da Obra: Harmonia e Caos

Poética da Obra:
"Na natureza reside a harmonia
O homem quer a harmonia, mas vilipendia a natureza
Maltrata os animais, maltrata a si mesmo
Em nome de sua estabilidade desestabiliza o sistema.
A Harmonia e o vazio
...O vazio do caos.
A inexistência de sentido
O Fim da Matéria.
A canção diz:
“Como ficam todos os sonhos que você disse que eram meus e seus”?
E você, nem eu sabemos responder
Fomos todos longe demais!
O tempo urge
Quem acionará os comandos?"

A Obra


UMA PORTA QUE SE ABRE



Ao abrir a porta existe um comando que deverá ser acionado e inicia-se um vídeo.
O vídeo utilizado para complementar a Obra:


Comentários sobre a atividade:


A obra é uma crítica ao nosso momento atual. Em todos os movimentos artísticos estudados vimos que o artista é influenciado pelo seu meio e pelo momento político, social e cultural em que ele se encontra. O que me afeta hoje? O que eu quero falar? O que eu quero gritar?
Contudo, foi usado uma mistura de linguagens que remetem ao conceitual e ao pop art, como os quadrinhos, que numa exposição poderiam se transformar em telas de LCD, ou pintura mesmo. Uma parte deles com imagens harmônicas da Natureza, a outra parte mostrando a sua destruição. A colagem da porta que se abre para mostrar que o tempo está passando. E também com a colagem do relógio, do botão de comando e o vídeo, que numa exposição deveria iniciar quando a porta fosse aberta. O vídeo faz parte integrante da obra.
Deixar a porta entreaberta para aguçar a curiosidade do interlocutor e, no momento em que ele abrir a porta apagam-se todas as luzes e inicia-se automaticamente o vídeo. Este vídeo foi escolhido, não só pelo seu conteúdo, mas pela emoção que ele transmite e pela interpretação de Michael Jackson que consegue transformar o medonho e hediondo em uma mensagem de alerta, em um grito de dor pelo planeta, pelos animais, pelo Humano.
Experiência muito interessante que nos obriga a pensar e a criar, a refletir sobre nossas vidas e os caminhos que estamos percorrendo e os destinos a que estamos nos submetendo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...